Agricultura

A formação geográfica favoreceu a agricultura do antigo Egito, tendo um solo que contrubuiu para o sucesso da cultura egípcia, assim, foram capazes de produzir uma abundância de alimentos, permitindo que a população dedicasse mais tempo e recursos para as atividades culturais, tecnológicas e artísticas. A gestão da terra foi crucial no Antigo Egito, porque os impostos foram avaliados com base na quantidade de terras em posse de uma pessoa.

Os egípcios dependiam exclusivamente do rio Nilo.Os egípcios reconheceram três estações: Akhet (inundação), Peret (plantio) e Shemu (colheita). Os antigos egípcios cultivaram trigo e cevada e vários outros cereais, todos usados para produção de pão, biscoitos, bolos e cerveja. Linho, arrancado antes da floração, foi cultivado para extração da fibra de seu caule. Estas fibras foram divididas juntas e foram usadas para tecer lençóis de linho e para fazer roupa. Papiro que cresceu nas margens do Nilo foi usado para fazer papel. Legumes e frutas foram cultivadas em hortas perto das casas em solo elevado, e tiveram de ser regadas com a mão. Uvas foram transformado em vinho. Ainda foram plantados algodão, favas, alface, grão-de-bico, azeitonas, gergelim, pepinos, jujubas, alfarrobas, cebolas, alho-poró, tomilhos, maças, papoulas, alecrim, orégano, mirto, figos, tâmaras, lentilhas, feijão, melancias, melões, romã, laranjas, bananas, limões, pêssegos  entre outros.

Ano do Agricultor
Todos os anos, durante o mês de junho, o nível das águas do Nilo começa a subir,iniciando a inundação.
Enquanto a terra estava inundada, os camponeses, trabalhavam para o faraó em construções.


No mês de novembro, a água volta ao seu nível normal e os camponeses cavavam o solo compacto para a semeadura.Os campos eram então arados, os sulcos abertos. As sementes lançadas à terra eram enterradas por animais que pisavam no solo rico e úmido.A água prenetrava, pouco nos canais de irrigação.
Enquanto o trigo crescia, os cobradores de impostos, usavam cordas de medição e determinavam o imposto de cada camponês.
Em fins de março, fazia-se a colheita, ceifada de foices de lâminas de pedra. Os burros transportavam o cereal para o celeiro.

O gado passava sobre o trigo para liberar o grão da casca. As mulheres atiravam o grão ao ar para separar as cascas.O grão era armazenado.e o ciclo da agricultura começava.
File:Kheper.svgFile:Ba bird.svg